Clientes internacionais, é possível? Como encontra-los?

 

Você já pensou em ter clientes internacionais? Essa é uma possibilidade que muitos empreendedores acreditam ser possível apenas para grandes empresas. Contudo, os pequenos e médios empreendimentos também podem investir nessa alternativa para ampliar suas vendas e garantir o sucesso de suas marcas.
A busca por produtos brasileiros no exterior tem crescido absurdamente nos últimos anos. Países como a China, Estados Unidos e Holanda, por exemplo, fazem parte do grupo de países que estão cada vez mais exportando produtos do Brasil.
Portanto, internacionalizar o seu negócio é uma excelente opção. Além de conseguir se recuperar do baque econômico, você poderá expandir o seu empreendimento para fora do Brasil.

A importância de conhecer outros mercados para conquistar clientes internacionais

Conseguir clientes internacionais oferece uma série de vantagens competitivas para o seu negócio. Mas do que simplesmente aumentar a sua cartela de consumidores, a internacionalização da sua empresa gera:
• Aumento no volume de vendas, uma vez que o seu mercado de atuação irá se expandir além das fronteiras do Brasil;
• Posicionamento estratégico, pois você estará entrando em mercados diferentes, podendo, no futuro, abrir novas unidades;
• Destaque entre o mar de concorrentes;
• Reconhecimento da marca no exterior, o que gera um fortalecimento da sua identidade;
• É possível aproveitar a internacionalização para diminuir custos em relação a matérias-primas e produção;
• Uma vez que você tenha uma queda nas despesas, os seus lucros irão aumentar;
• Economia tributária, isso porque, as vendas realizadas no exterior são isentas de vários impostos;
• Menos dependência do mercado nacional, o que é essencial em momentos de crise.
Essas são apenas algumas das vantagens de internacionalizar sua empresa e conseguir clientes internacionais. Não é à toa que cada vez mais pequenos e médios empreendedores tem aderido a essa tendência
Dicas para conseguir clientes internacionais
Se você se interessou em ter clientes internacionais, é essencial que você coloque em prática algumas dicas. Elas irão te ajudar a realizar a prospecção de consumidores, e a atuar de forma mais eficiente fora do Brasil.
1. Crie um plano de ação
A primeira coisa que você precisa fazer é criar um plano de ação. Nele, você deverá incluir todas as informações sobre o mercado em que deseja atuar, bem como suas metas e objetivos.
Veja também: Como superar a crise buscando novos clientes no exterior.
2. Participe de feiras e eventos
A troca de experiencias é essencial para quem deseja conquistar clientes internacionais. Por isso, participe de eventos e feiras internacionais do seu segmento, para conhecer melhor o cenário de atuação.
3. Perfile seus consumidores
Do mesmo que você precisa conhecer os seus clientes brasileiros, sabem quem são os consumidores internacionais também é essencial. Para isso, o ideal é realizar pesquisas no país em que deseja atuar, bem como falar com pessoas que se enquadrem dentro do seu público.
4. Tenha um blog/site internacional
Hoje, a grande maioria das pessoas usa a internet para se informar. Logo, é essencial que a sua página na internet tenha suporte para outros idiomas. Dessa maneira, será mais fácil entrar em contato com consumidores de fora do Brasil.
Seguindo essas dicas, você verá que será muito mais fácil conseguir clientes internacionais.
Quer saber como expandir a sua atuação e internacionalizar o seu negócio? Então clique aqui e veja como fazer isso de maneira assertiva e profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *